terça-feira, 3 de maio de 2011

No dia 03 de maio comemoramos o Dia do Solo e Dia do Pau-Brasil.




O SOLO

O solo é uma mistura de vários minerais, matéria orgânica e água capaz de manter a vida das plantas na superfície terrestre. É o produto final das ações dos processos físicos, químicos e biológicos que degradam as rochas e em grande parte produzem minerais.

De extrema importância para todos os seres vivos do nosso planeta,o solo, ou terra, assim como o ar, a água, o fogo e o vento, são fatores essenciais à vida. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e é sobre ele, na maioria das vezes, que construímos a nossa casa. Por isso, o solo fértil é indispensável à sobrevivência das espécies do planeta.

Os solos exibem uma grande variedade de características que são usadas para a sua classificação para vários propósitos, inclusive produção agrícola, construção de estrada e etc. Outras características do solo incluem resistência, viabilidade, tamanho de partícula, permeabilidade, e grau de desenvolvimento.

Geralmente, a composição do solo contém partículas sólidas, água e ar. A parte sólida ocupa mais ou menos 50% da quantidade de um solo: cerca de 45% representam a matéria mineral e 5%, a matéria orgânica. Os outros 50% são ocupados por mais ou menos 25% de água e 25% de ar.

Devemos respeitar a capacidade do solo, pois os ecossistemas existentes no planeta dependem dele para a sua sobrevivência. Sabedoria e consciência são adjetivos essenciais ao ser humano, para manter o solo de forma adequada à sua utilização, para que seja capaz de dar sempre bons frutos.

O PAU-BRASIL

Segundo o Dicionário da Lingua Portuguesa, o pau-brasil é uma árvore tropical da família das Leguminosas, de lenho avermelhado, utilizada em marcenaria e para extrair matéria corante, é abundante no Brasil.

Em 1978, através da Lei 6.607, o pau-brasil foi declarado oficialmente como árvore símbolo nacional e foi instituído o dia 3 de maio como o dia do pau-brasil. A espécie, que já foi considerada extinta, é um marco na história de nosso país.

O pau-brasil, encontrado do Rio Grande do Norte até a costa do Rio de Janeiro, é uma árvore dominante na Mata Atlântica Brasileira. Hoje está praticamente extinta devido à exploração e ao desmatamento. Dentre tantas árvores, os portugueses descobriram uma riqueza que, para eles, parecia inesgotável: o pau-brasil. Os índios brasileiros já utilizavam essa árvore para confeccionar arcos e flechas e para pintar enfeites com o corante vermelho intenso extraído de sua polpa. A técnica foi ensinada aos portugueses pelos próprios índios, que também foram encarregados de cortar, aparar, arrastar as árvores até o litoral e colocá-las nos navios a serem enviados à Europa.

Foi necessária a quase extinção do pau-brasil para que fosse reconhecido oficialmente na história brasileira. Em 1961, o presidente Jânio Quadros aprovou um projeto que declarava o pau-brasil como árvore símbolo nacional. Mais tarde, por meio da lei no 6.607, de 7/12/1978, foi ratificado o pau-brasil como a árvore nacional, e instituído o Dia do Pau-Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Sala Verde - João César Eugênio de Bôscoli Rios. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.